CAMPANHA- COLÉGIO SION AINDA É MOTIVO DE ORGULHO
Construido originalmente para ser um sanatório no aéculo XIX, o prédio que abrigou, por seis décadas, o Colégio Sion está diretamente ligado à história e ao desenvolvimento educacional de Campanha, no Sul de Minas.Foi nele que estudaram muitas pessoas da cidade e da região, em regime de internato, até 1965, quando fechou as portas como instituição de ensino.
Em 15 de outubro de 1904, o colégio foi inaugurado por padre franceses Theodore e Affonse Ratisbonne que eram irmãos. Era a chegada oficial ao Sul de mInas da Congregação Nossa Senhora de Sion, de origem francesa, que já havia instalado colégios semelhantes no Rio e em São Paulo.
A História de Sion está na pesquisa " Organização e estudo da Documentação pertencente ao Antigo Colégio Nossa Senhora de Sion" desenvolvida pela Diretora d aFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sion, Rachel de Souza Rocha. O trabalho faz parte de um projeto maior, desenvolvido par ao Centro de Memória Cultural do Sul de MInas, inaugurado recentemente em Campanha. A diretora que foi aluna do Colégio Sion, conta que a " instituição foi uma obra que encheu de orgulho a sociedade local" Ela se lembra das aulas e das orações semanais que as alunas faziam .Pasado quase cem anos da inauguração do colégio , a realidade hoje é bem diferente. Abrigando a Faculdade de Filosofia e Associação Mineira de Assistências aos Excepcionais( AMAE) e a residência das irmãs da congregação , o prédio está bastante danificado pela ação do tempo e merece uma restauração
POR EVALDO SERGIO PUBLICADO NO ESTADO DE MINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você veio. Comente